Dragon Ball Z (ドラゴンボールZ, Doragon Bōru Zetto?) (geralmente abreviado como DBZ) é uma série de anime produzida pela Toei Animation. Baseada na série de mangá Dragon Ball escrita por Akira Toriyama, Dragon Ball Z corresponde aos volumes 17 ao 42 do mangá que foi publicado na revista , Weekly Shonen Jump, de 1988 a 1995, e estreou no Japão na Fuji TV em 26 de Abril de 1989, e terminou dia 31 de Janeiro de 1996 com o total de 291 episódios, antes de ser dublada em diversos territórios ao redor do globo, incluindo Estados Unidos, Austrália, Europa, Índia e América Latina.

O sucesso da série Dragon Ball levou à criação da continuação, Dragon Ball Z, sendo um dos animes mais conhecidos de todos os tempos. Esta série aparece recheada de longos combates com muita ação. Em Dragon Ball Z, as histórias possuem um clima mais sério que as de seu antecessor. Substituíram a comédia, mas o humor ainda existe em muitas partes da série. Possui vários episódios em que o suspense é entrelaçado aos acontecimentos que primeiramente não parecem ter grande relevância, ou de fatos despercebidos e revelados com maiores detalhes no auge de tal acontecimento.

A popularidade da Dragon Ball Z gerou numerosos lançamentos que representaram a maioria dos conteúdos no universo da Dragon Ball; incluindo 17 filmes e 148 jogos de vídeo, muitos deles sendo lançados apenas no Japão, e uma série de trilhas sonoras provenientes desse material. Dragon Ball Z continua a ser um ícone cultural através de inúmeras adaptações, incluindo uma transmissão remasterizada mais recente, intitulada Dragon Ball Kai.

O título "Dragon Ball Z" foi escolhido pelo próprio Akira Toriyama, porque Z é a última letra do alfabeto e ele queria terminar a série Dragon Ball, pois estava ficando sem ideias. O "Z" foi usado somente no anime para separar a infância e a vida adulta do protagonista Goku. Uma vez que a equipe de animação pensou em tornar Gohan o protagonista, a ideia para o título chegou a ser Dragon Ball: Gohan Big Adventure. Outros nomes também estavam em pauta, antes do Z ser escolhido, sendo eles: New Dragon Ball, Dragon Ball 2, Wonder Boy Dragon Ball e Dragon Ball 90.

Dragon Ball Z tem sido subordinado a longos "fillers": um material que é original mas inexistente no mangá do qual o anime foi adaptado, criados com o intuito de impedir que o anime ultrapasse o mangá em termos de história. Isto foi ocasionalmente necessário, porque Toriyama ainda escrevia o mangá simultaneamente com a produção do anime.
Um exemplo de filler é o arco intermediário entre a luta contra Freeza e os androides, onde os Guerreiros Z lutam novamente contra Garlic Jr., personagem do filme Dragon Ball Z: Return My Gohan!! Ao longo da produção, os dubladores (Seiyū, no Japão) foram encarregados de interpretar vários personagens e realizar as suas falas na hora, trocando de um a outro papel quando necessário. Os dubladores não foram capazes de gravar as falas separadamente por causa do tempo estreito dos diálogos. Entretanto, Masako Nozawa, responsável pelas diferentes vozes de Goku, Gohan e Goten, afirmou que ela era capaz de trocar de papéis sem dificuldade, ao ver a imagem do personagem.

Enredo

Cinco anos depois do final da série anterior, com Son Goku adulto e seu filho Son Gohan, fruto de seu casamento com Chi-Chi. Um homem desconhecido chamado Raditz, chega na Terra em uma nave espacial e encontra Goku e conta que é seu irmão mais velho e que o nome verdadeiro de Goku é "Kakaroto" (カカロット?) e que e os dois membros de uma raça extraterrestre quase extinta chamada Saiyajin (サイヤ人?). Os saiyajins enviaram a Goku para a Terra como uma criança para conquistar o planeta para eles, mas ao cair de um penhasco e bater a cabeça em uma rocha ele esquece a sua missão. Goku se nega a ajudar Raditz, que sequestra Gohan. Goku decide formar uma aliança com Piccolo para derrotar Raditz e salvar seu filho, sacrificando sua vida no processo. Morto, Goku treina com o Senhor Kaio até que ser ressuscitado pelas esferas do dragão um ano depois para salvar a Terra, surgem dois companheiros de Raditz: Nappa e Vegeta, o príncipe dos saiyajins.